Conhecer muito bem os produtos que vende é essencial, pois ajuda o vendedor a ter mais confiança no momento de mostrá-los para os clientes. Um vendedor bem informado sobre os produtos, automaticamente terá vendas e resultados melhores. Essa é uma regra que vale para todos os tipos de vendedores, e com os vendedores de cosméticos não é diferente. Então responda: você realmente conhece o produto que vende?
Lembre-se que conhecer os produtos e cosméticos que você vende não é saber aplicá-los. Isso é responsabilidade dos próprios cabeleireiros. O que você, vendedor, precisa conhecer, são informações como: para que serve aquele produto, quais os diferenciais comparado a outras marcas, para que tipo de cabelo serve e quais benefícios ele traz, como é a maneira correta de usar, entre outras características. Lembrando, quanto mais você souber sobre os seus produtos, mais fácil será conseguir convencer o proprietário do salão a comprá-los.
Agora que você sabe como é importante conhecer os seus produtos, confira mais algumas dicas e informações sobre esse assunto:
• Conheça as principais características do seu produto para vender mais
Quais são os principais ativos do seu cosmético? Para que tipo de cabelo ele é indicado? Existe algum tipo de cabelo que o uso é desaconselhado? Por que o seu produto oferece a melhor relação de custo benefício do mercado? Essas são questões básicas, mas se você puder aprofundar mais, os resultados serão ainda melhores. Estar atento às novidades do mercado de cosméticos também é importante. Trocar essas informações com seus clientes pode lhe render muitos pontos positivos.
• Utilize o rótulo dos seus produtos a seu favor
Muitas das informações que você precisa saber sobre as suas mercadorias estão nos próprios rótulos. Portanto, leia tudo o que está escrito na embalagem e anote os pontos fortes do seu produto. Essa é uma forma simples e prática de conhecer melhor o que você vende. As melhores empresas costumam enviar os produtos acompanhados de folders com passo a passo. Mas mesmo com esses dados, se ainda tiver alguma dúvida, não hesite em ligar para o fabricante e obter mais informações.
• Agregue valor ao seu produto
Hoje, mais do que nunca, vender é um desafio, já que em todos os ramos há muitos concorrentes e produtos de todos os tipos. Dessa forma, é imprescindível que você domine tudo o que se refere à importância dos seus produtos, pois essa será a melhor forma de convencer o proprietário do salão de beleza a comprar com você e não com outro vendedor. Quando você conhece as suas mercadorias, você sabe dizer quais são as melhores opções para o cliente.
• Conheça, também, os seus clientes!
Por fim, a última dica valiosa é que, além de conhecer muito bem os seus produtos, você deve conhecer as característica do seu público alvo. Assim, você não perde tempo oferecendo mercadorias que determinado cliente não pretende comprar e foca nos produtos que irá agradá-lo.
Continue acompanhando nossos conteúdos para manter-se informado sobre o mercado. Boas vendas!