Por que é tão importante ter um salão de beleza moderno?
No universo da beleza não faltam novidades. O salão de beleza precisa acompanhar as
tendências do mercado para atender as necessidades e desejos dos consumidores
contemporâneos, que não pensam duas vezes para experimentar algo novo, inclusive, outro
salão de beleza.
O mundo da estética possui um público constante e variado com um mesmo objetivo: elevar a
autoestima. Há milhares de salões de beleza e institutos espalhados pelas cidades, mas para
ser notado diante de tantas opções é preciso um intenso trabalho de diferenciação perante a
concorrência.
Confira algumas dicas nos tópicos abaixo e dê o primeiro passo para modernizar o seu salão de
beleza!
Layout do salão de beleza
Para estar sempre um passo à frente da concorrência você pode começar pelo layout do
estabelecimento. Com planejamento, é possível reformular completamente o visual do salão.
A decoração moderna pode ser requintada ou despojada. O mais importante é que o ambiente
combine com o perfil do público atendido. Conte com o bom gosto e disponha de mobiliário e
objetos de decoração adequados para harmonizar o visual do salão de beleza.
A fachada do estabelecimento merece atenção especial. Precisa causar boa impressão à
primeira vista. A aparência do salão deve atrair a atenção do público e estimular o desejo de
transformar o visual naquele salão de beleza. Consulte profissionais com experiência em
design de interiores, decoração e paisagismo para compor um salão de beleza moderno! O
design do salão de beleza influencia no bem-estar e satisfação dos clientes.
Produtos Recomendados
Listamos alguns produtos modernos que são tendência no mercado e não podem faltar no seu
salão:
Produto: Whey Protein Capilar
O que ele faz: trata cabelos danificados por processos químicos, restaurando os fios
quebradiços, desidratados e opacos. Indicado para repor a massa dos fios, deixando-os mais
fortes e saudáveis.
Porque ter no salão: também conhecido como bomba de proteína, é bastante famoso por
fazer a nutrição dos fios e repor a massa capilar, principalmente para àquelas pessoas que
adoram chapinha e secador. Por fortalecer os cabelos, também é indicado para uso antes da
realização de alisamentos, coloração, descoloração e progressivas.
Produto: Detox Capilar
O que ele faz: tratamento completo do couro cabeludo, pois retira as impurezas acumuladas e
a oleosidade excessiva. Geralmente composto por shampoo desintoxicante, tônico capilar,
cremes e finalizadores que repõem os nutrientes, mas são livres de óleos e outros ativos que
“pesam” os fios.
Porque ter no salão: Digamos que é um “tratamento de choque” para desintoxicar o couro e
os fios de cabelo. Também conhecido como peeling capilar, é ótimo para fazer esfoliação do
couro cabeludo, para renovar os cabelos e deixá-los leves, soltos e macios.
Produto: Shampoo Alisante
O que ele faz: reduz o volume dos cabelos de forma rápida e usando um único produto. Não
quebra a estrutura capilar e é compatível com outros processos químicos.
Porque ter no salão: Ele é uma alternativa bem mais rápida e prática que as progressivas
tradicionais. Muito querido pelo público e principalmente pelas pessoas que não querem
gastar tempo fazendo chapinha ou utilizando o secador.
Produto: Linha própria para cacheados
O que ele faz: hidrata, dá brilho e ajuda a definir o formato encaracolado dos cachos. Conta
com produtos como: xampu, condicionador, máscara, óleos nutritivos, creme para pentear,
ativador de cachos e gel.
Porque ter no salão: Um salão moderno deve ter produtos para atender diversos tipos de
cabelos. E atualmente os salões não podem deixar de investir em linhas próprias para crespos
e cacheados. É essencial se preparar para atender essa nova demanda de pessoas que não
abrem mão de mostrar a personalidade por meio de seus cachos.
Tratamentos que não podem faltar
Os tratamentos que você pode ofertar no salão de beleza moderno são:
cauterização à base de queratina – tratamento ideal para cabelos danificados por
processos químicos. Recupera os fios, elimina o frizz sem tirar o volume natural do
cabelo;
restauração com queratina a frio – devolve a queratina aos fios sem a necessidade do
uso de calor;
hidratação Imediata – quando o tempo é curto, mas é preciso estar com os cabelos
sedosos e brilhantes, a hidratação instantânea é uma opção de tratamento. Indicada
para todos os tipos de cabelos;
tratamento com peeling – ajuda a controlar a oleosidade do couro cabeludo. Faz uma
limpeza profunda nos fios de cabelos, deixando-os livres de resíduos e da oleosidade;
matização da cor – usada principalmente pelas loiras, auxilia na manutenção e
obtenção da cor desejada. Essencial para deixar a tonalidade das madeixas impecável.
brilho: Um cabelo arrumado, mas opaco não destaca o visual. Tratamentos à base de
óleos essenciais deixam os cabelos com brilho extraordinário.
tintura: Nada como a tintura feita por um profissional competente, que sabe orientar
quanto à tonalidade que combina com a cor da pele, tipo de cabelo e estilo da pessoa
e, claro, os cuidados pós-tintura.
Serviços diferenciados
Para sair na frente da concorrência, invista em serviços que possam trazer mais clientes para o
seu ambiente de trabalho. Abaixo listamos alguns serviços que você pode agregar no seu salão
de beleza.
• Spa para mãos e pés: O serviço tradicional de manicure e pedicure pode incluir tratamentos
especiais como a esfoliação de mãos e pés, nutrição e hidratação e massagem relaxante.
Utilize esfoliantes e ervas aromáticas que espalhem o aroma pelo ambiente, pois isso chamará
a atenção dos clientes.
• Design de sobrancelhas: As mulheres estão aderindo a esta moda e o mercado dispõe de
diversas técnicas para embelezar as sobrancelhas. Com essa onda de Youtubers dando dicas de
beleza na internet, as sobrancelhas ficaram em evidência no mercado da beleza. Ofereça
técnicas como fio a fio com highlight, tonalização com henna, micropigmentação hiper-realista
e até alisamento.
• Auto-maquiagem: O salão pode oferecer um curso rápido de auto-maquiagem ou fazer
parcerias com empresas interessadas na divulgação de marcas de maquiagem. Você pode se
diferenciar ainda mais dos seus concorrentes se oferecer esse serviço que é tão ligado ao seu
negócio, mas muito pouco explorado ainda. Além do mais, é uma ótima oportunidade para
agregar a venda de artigos para maquiagem.
• Dia da Noiva: Este serviço é um clássico. Qual mulher não deseja se sentir uma diva no dia
casamento, não é mesmo? O salão pode oferecer um pacote completo, com massagem
relaxante, limpeza de pele, mãos e pés, cabelo, maquiagem para a noiva.
Não pare por aí
Veja sempre o que está sendo consumido pelo público atual. Mantenha-se por dentro das
novidades do mercado e não se esqueça de mimar muito os seus clientes!
E lembre-se: um salão de beleza bem decorado, confortável e agradável faz toda diferença na
hora de conquistar a preferência dos clientes. Afinal, se as pessoas procuram os profissionais
da beleza para mudar o visual, por que não impressioná-las com o bom gosto no layout do
salão de beleza?
Conclusão
Para atrair e fidelizar os clientes do salão de beleza renove o visual do estabelecimento, invista
em produtos de qualidade e ofereça os melhores tratamentos. Encontre o diferencial para
atrair e encantar os clientes do seu salão de beleza. Depois, é só comemorar o sucesso!
Ter um salão de beleza moderno é extremamente importante para a conquista de novos
clientes, que sempre buscam diferenciais no mercado. As pessoas querem novidades e um
ambiente aconchegante e inovador fará o cliente retornar ao local e indicar outras pessoas.
Gostou dessas dicas? Compartilhe e leia outros artigos no blog!