Como gerenciar um time de vendas
Hoje em dia, em qualquer segmento de negócio, o sucesso em vendas nunca é fruto do acaso. Na verdade, o êxito surge a partir do instante que uma equipe de vendas é devidamente treinada e incentivada a buscar os resultados esperados.
No segmento da venda de cosméticos a situação não é diferente. Sendo assim, o bom atendimento, a abordagem adequada e a comunicação espontânea, entre outros requisitos, constituem elementos que são de suma importância para que um empreendedor possa elevar as suas vendas a um patamar satisfatório. O treinamento da equipe, nesse contexto, é um fator essencial para o sucesso.
Atualmente, a tecnologia digital trouxe inúmeras possibilidades. Hoje em dia é possível treinar, capacitar e incentivar a sua equipe por métodos à distância. Isso significa que, mesmo que seus vendedores atuem em regiões distantes, é possível fazer reuniões via Skype, por exemplo.
Dicas para treinar a sua equipe de vendas
O segmento em vendas de cosméticos representa um negócio com uma alternativa de lucros muito interessante. Mas, mesmo que você inicie nesse ramo sozinho, faz parte planejar a expansão dos seus negócios. A melhor forma de fazer seu empreendimento crescer é ampliar a atuação da sua distribuidora, colocando vendedores (ou micro distribuidores) em lugares que você não consegue atender sozinho.
No entanto, para aqueles empreendedores que almejam montar uma equipe de vendas, vale a pena seguir algumas dicas sobre treinamento e direcionamento de equipe.
O primeiro ponto essencial é conhecer bem os produtos e deixar a equipe afiada nesse assunto. Dominar as informações dos produtos é importante para transmitir ao cliente uma maior credibilidade e confiança.
Outra dica que é bastante relevante é ter um planejamento. O bom empreendedor evita agir de maneira aleatória por meio de improvisações. O empresário deve elaborar o plano de vendas em conjunto com a sua equipe. Ou seja, aproximar o time e fazer todos participarem do que vai ser elaborado é uma maneira inteligente de incentivo, pois também torna a equipe protagonista do processo.
Outra técnica importante é elaborar um plano com metas palpáveis e atingíveis. É um grande erro estabelecer objetivos inalcançáveis que podem não gerar resultados. Isso traz desconforto e, de certa forma, também desestimula a equipe.
Treinamento à distância
Diante das facilidades que a atual tecnologia possibilita, uma das maneiras mais práticas de treinar uma equipe é à distância.
Essa é uma ótima forma de incentivar a interatividade da equipe. Por isso, a utilização de redes sociais, e-mails e outros canais virtuais é bastante útil para passar instruções, manter o fluxo de comunicação e integrar o time.
Outra boa ideia é incentivar a equipe a identificar quais sãos as principais características dos clientes. A partir do momento que você compreende as características do público consumidor, o processo de vendas adquire mais consistência.
Aproveite bem os benefícios das inovações digitais e mantenha vários canais de comunicação abertos. A comunicação é a ponte que liga você ao seu time de vendas.
Para manterem-se sempre em contato use o e-mail, as redes sociais e o whatsapp. O webinar e o Skype são ótimas ferramenta para treinamentos — nesse caso, ter uma webcam é muito importante.
Mas é claro, toda a equipe deve estar alinhada e prepara para fazer uso dessas ferramentas. Portanto, treine o uso desses recursos também.
Portanto, diante dessas dicas, você terá subsídios para alavancar as suas vendas, sempre contando com uma equipe apta a abraçar o seu empreendimento!