4 segredos para visitar mais clientes
Uma maneira lógica de expandir as vendas é aumentar o número de salões que você visita. Mas apresentar seus produtos para novos clientes pode ser um desafio mais difícil do que parece. A visitação descoordenada a novos clientes e a abertura de novos locais, quando não feitos corretamente, podem impactar negativamente nos seus resultados.
O importante é se organizar para que essas visitas te levem a um número maior de clientes em potencial e que te traga resultados mais efetivos, aumentando suas chances de venda. Veja algumas dicas simples para ajudar a melhorar seus números.
– Planeje as visitas
É preciso se preparar bem antes de realizar as visitas a possíveis novos clientes. Este planejamento deve considerar diferentes aspectos, como por exemplo, os clientes e salões serão visitados, quais os melhores cosméticos a serem apresentados e qual o melhor dia e horário para realizar cada visita. Faça esse planejamento tendo sempre em mente que o objetivo é otimizar o seu tempo. Ou seja, você tem que reduzir o risco de imprevistos, aumentar suas chances de venda e economizar tempo.
– Conheça seus clientes
Antes de cada visita, é importante se preparar para saber como conversar com cada cliente e qual o modo certo de lhe apresentar um produto. Isso ajuda a estabelecer uma maior confiança entre você e o seu cliente.
Para isso, é fundamental que haja um estudo prévio sobre estes clientes. Alguns salões de beleza, por exemplo, possuem sites ou páginas nas redes sociais. Navegando na internet é possível observar o estilo do salão, o modo de trabalho e o público do local.
– Mantenha um histórico de relacionamento
Um dos fatores que mais contribui para que um cliente tenha confiança em seu fornecedor é a sensação de que o vendedor o conhece. Obviamente, são muitos clientes e salões visitados semanalmente. Por isso, você não deve confiar apenas na memória, pois pode se esquecer de detalhes importantes já discutidos anteriormente.
Por isso é importante manter um histórico de cada cliente que deve ser consultado antes de cada visita. É importante que esse histórico também seja atualizado frequentemente. Isso ajuda a manter a sensação de proximidade e evita quaisquer erros que possam ser cometidos durante a apresentação de novos produtos futuramente.
– Estabeleça prioridades e aproveite seu tempo
A cada novo cliente que entra na lista de visitas aumenta sua responsabilidade em manter-se em dia com todos os clientes. Em contrapartida, o tempo torna-se algo ainda mais precioso. Portanto, vai chegar uma hora em que você vai precisar estabelecer prioridades. Faça listas de quais clientes devem ser visitados primeiro, evitando que se deixe algum destes clientes sem o devido atendimento.
Outra dica essencial é traçar, para a semana toda, sua rota de visita diária separada por região. Parece óbvio, não é? Mas muitos distribuidores saem sem rumo e acabam visitando clientes aleatórios. Além do mais, quando um cliente liga e faz uma encomenda, o distribuidor acaba quebrando a rota para poder atender a demanda específica daquele cliente.
Esse tipo de imprevisto é inevitável e acontecerá com muita frequência. Mas se você tiver as rotas da semana pré-determinadas, você terá a facilidade de simplesmente trocá-las. Ou seja, se na segunda você visitaria a área A, mas precisa entregar um produto para uma cliente da área B, você deve mudar a visita da área B para a segunda-feira.
Sei que na teoria é mais fácil que na prática, mas a organização é um hábito e se você persistir vai conseguir condicionar até os seus clientes. Não concorda comigo? Então responda: você conhece algum concorrente que visita os clientes sempre no mesmo dia da semana? Já reparou como os cabeleireiros se programam direitinho para comprar desse fornecedor?
Aposto que você conhece casos assim e que você já se perguntou: porque meus clientes não são assim comigo também? Pois a resposta é condicionamento. Portanto, vale a pena estipular os dias da semana para visitar cada cliente.